Os exames para diagnosticar infertilidade masculina são essenciais para identificar as causas e definir o tratamento adequado
Na contramão do que muitos pensam, a dificuldade para engravidar não está relacionada única e exclusivamente às mulheres: homens também podem, dentro do casal, complexificar ou impossibilitar uma gestação, havendo uma estimativa de que aproximadamente 30% dos casos de infertilidade conjugal têm origem em alterações no sêmen, nos hormônios, nos testículos ou em outras estruturas do sistema reprodutivo do homem.
Em um contexto dessa natureza, o exame de fertilidade masculina assume, assim, um papel central. Saiba mais lendo o conteúdo a seguir.
Índice
O que são os exames de fertilidade masculina?
Os exames de fertilidade masculina são avaliações médicas usadas para identificar se existem alterações que possam dificultar a gravidez. Eles analisam principalmente a produção, qualidade e função dos espermatozoides, além do funcionamento hormonal e anatômico do sistema reprodutor. A partir dessa avaliação, o médico pode indicar tratamento clínico, mudanças no estilo de vida ou técnicas de reprodução assistida, conforme cada caso.
O principal exame é o espermograma, que avalia volume do sêmen, concentração, motilidade e morfologia dos espermatozoides. Dependendo do caso, também podem ser solicitados exames hormonais, genéticos e de imagem, para investigar a causa da infertilidade e orientar o tratamento adequado.
Quando desconfiar de infertilidade masculina?
Se um casal saudável e em idade fértil está enfrentando dificuldades para engravidar depois de 12 meses de tentativas, há aí um primeiro sinal de alerta. Havendo, no caso do homem, sintomas como dor testicular, histórico de doenças genéticas na família ou até mesmo uso de anabolizantes, entre outros fatores a serem considerados, o especialista da área de reprodução humana pode fazer uma hipótese de infertilidade masculina e um pedido de exames para investigação.
Como são feitos os exames de fertilidade no homem?
Há vários tipos de exame de fertilidade no homem, sendo que a maior parte deles envolve procedimentos simples com resultado rápido e valor acessível. A depender do que se busca averiguar, podem ser realizadas análises sanguíneas, que medem os níveis hormonais, e ultrassonografias, que são capazes de verificar questões anatômicas, como varicocele ou tumor. Também pode ser feito um pedido de testes genéticos ou de biópsias, mas isso, em geral, fica restrito a quadros mais complexos.
Quais são os principais exames para diagnosticar infertilidade masculina?
O espermograma é o principal procedimento para averiguar problemas reprodutivos no homem, mas exames hormonais e genéticos, biópsias e ultrassonografias também têm uma grande relevância no contexto do exame de fertilidade masculina. Veja mais detalhes a seguir.
Espermograma
O espermograma é o exame de fertilidade masculina mais pedido. Através dele, é possível obter informações a respeito da concentração, da motilidade e da morfologia dos espermatozoides do paciente.
O espermograma é confiável?
O espermograma é, sim, confiável, principalmente se for realizado em uma clínica que tem uma boa infraestrutura, que conta com uma equipe competente e que segue o protocolo de realização adequado, o que envolve tempo certo de entrega do material coletado, além de informar que o paciente siga uma abstinência sexual e a não ingestão de álcool ou drogas no período de realização do exame. Isso tudo influencia o resultado do exame.
Como é feito o espermograma?
O espermograma é feito através da coleta de sêmen via masturbação. Para realizá-lo, o paciente deve se atentar às seguintes regras:
- Estar em total abstinência sexual de 2 a 7 dias;
- Não ingerir álcool, drogas ou anabolizantes antes do exame;
- Evitar realizar o exame em caso de febre ou infecção recente;
- Fazer a coleta, de preferência, no laboratório;
- Entregar a amostra em até 40 minutos da coleta.
Quanto custa um espermograma?
Geralmente, o espermograma não tem um valor alto, mas o seu preço varia de laboratório para laboratório.
Consulta e avaliação física com o urologista
A avaliação física em consultório pode ser considerada um exame de fertilidade masculina, já que, através dela, o urologista consegue observar estruturas, como o pênis e os testículos, e já identificar alguma anomalia.
Exames hormonais no sangue
Os hormônios têm uma ampla atuação no organismo. Dentro do contexto reprodutivo, desequilíbrios hormonais afetam a libido e podem prejudicar a produção de espermatozoide. Por isso, a dosagem de testosterona, do hormônio folículo-estimulante (FSH) e do hormônio luteinizante (LH) é um exame de fertilidade masculina basilar.
Exames genéticos (cariótipo e microdeleção do cromossomo Y)
Exames genéticos, como o de cariótipo e o de microdeleção do cromossomo Y, também podem fazer parte do processo de investigação da infertilidade masculina, principalmente quando estamos diante de azoospermia ou de baixa contagem de espermatozoides. Com o resultado deles, é possível montar estratégias para solucionar problemas e riscos hereditários.
Biópsia testicular
Levemente invasiva, a biópsia testicular é um exame de fertilidade masculina que envolve a retirada de uma pequena porção de tecido escrotal. Com isso, é possível, por exemplo, avaliar a produção espermática do paciente, bem como obter espermatozoides para realizar técnicas de reprodução assistida.
Teste de fragmentação do DNA do espermatozoide
Em casos de abortos de repetição, o médico pode fazer um pedido de teste de fragmentação do DNA do espermatozoide, pois ele avalia a integridade genética do gameta masculino, apontando se há problemas com potencial de prejudicar o desenvolvimento embrionário.
Testes de função espermática
Esse exame de fertilidade masculina testa se os gametas do paciente são capazes de vencer as barreiras naturais do aparelho reprodutor feminino. Isso é importante porque a fecundação só acontece quando o espermatozoide consegue adentrar o óvulo da mulher.
Ultrassonografia dos testículos
Rápida e indolor, a ultrassonografia dos testículos permite que os especialistas responsáveis pelo caso detectem varicocele, tumores ou cistos nos testículos do paciente.
Quanto custa fazer exames de fertilidade masculina?
O espermograma é um dos exames de fertilidade masculina que possui um valor mais acessível, ao passo que testes genéticos e biópsias costumam ser procedimentos mais caros. De toda forma, o preço varia muito, a depender de vários fatores, sendo a complexidade o principal deles.
Valores médios em laboratórios
Os valores dos exames de fertilidade masculina podem variar de acordo com diversos fatores, como o tipo do exame e a localização do laboratório. Sendo assim, é sempre importante consultar previamente o local de realização dos exames para verificar o valor de cada um.
Diferença entre exames de laboratório e testes simplificados
Os testes simplificados têm como foco a avaliação de aspectos menos complexos da investigação de infertilidade masculina, servindo apenas para dar uma noção inicial do caso. Os exames de laboratório, por sua vez, que compreendem praticamente todos os exemplos trazidos acima, investigam a questão com profundidade.
Se você está tentando engravidar, mas não está conseguindo, seja por questões de infertilidade masculina ou feminina, é importante contar com uma clínica especializada em reprodução humana. Na Mater Prime, com uma equipe preparada e infraestrutura completa, fazer um exame de fertilidade masculina é sinônimo de segurança e confiabilidade. Entre em contato e agende uma consulta.
Fontes:
Biblioteca Virtual em Saúde




